Como ganhar dinheiro online com música – 8 maneiras fáceis

By Andjela | Jun 30 2022

Não é segredo – para os músicos é difícil. Claro, novas possibilidades foram abertas com os avanços tecnológicos. Você está se perguntando como ganhar dinheiro online com música? É possível.

Mas, a competição é muito difícil. E se isso não bastasse, parece que todo mundo quer uma parte.

Então, seus sonhos de se tornar uma estrela do rock vão imediatamente por água abaixo, certo? Bem, muitas dessas coisas são desanimadoras. Mas isso não significa que você deva desistir de seus sonhos.

Embora as coisas estejam um pouco difíceis, novos horizontes se abrem com as maravilhas da internet. Você pode, na verdade, ganhar com sua música sem nunca sair de casa. Você pode configurar tudo online!

Parece bom demais para ser verdade? Parece que sim, mas está longe de ser uma tarefa impossível. Agora, há uma pequena chance de você se tornar um milionário dessa forma. Mas ainda pode ser uma boa maneira de começar sua carreira.

Neste guia simples, examinaremos maneiras de ganhar dinheiro online com música. Existem algumas maneiras fáceis de fazer isso.

1. Enviando para o YouTube e monetizando seu canal

Desde 2005, todos nós temos sido abençoados o suficiente para ter o YouTube. Uma plataforma para compartilhar seu próprio conteúdo tem sido um sonho tornado realidade para muitos. E quando o modelo de monetização entrou em ação, os criadores de conteúdo ficaram entusiasmados.

De uma forma ou de outra, os escritores musicais são criadores de conteúdo. E o que tornou tudo isso incrível é que você pode ganhar com sua própria música. Você pode até postar sua sessão de improvisação e potencialmente ganhar dinheiro com ela. Você teria apenas anúncios em seu vídeo, e é isso!

Claro, o mesmo modelo funciona até hoje. Você pode enviar sua música para o YouTube e ganhar dinheiro com isso. Isso pode ser feito por meio de uma etiqueta ou sem qualquer serviço intermediário.

A parte mais importante é que você pode ganhar dinheiro com o YouTube. Pode ser por meio de qualquer tipo de conteúdo, desde que permitido. E no que diz respeito à música, alguns estão até ganhando a vida com o YouTube.

Mas apenas certifique-se de seguir as orientações. Alguns movimentos errados e você terá seu canal prejudicado. Isso significa que você pode ter todo o seu trabalho removido e desmonetizado se você fizer algo errado. Isso inclui cobrir a música de outra pessoa sem permissão.

Claro, é um negócio complicado. Mas se você postar seu material original, você ficará bem.

2. Principais plataformas de streaming

Em seguida, temos as boas e velhas plataformas de streaming convencionais. Isso inclui coisas como Spotify, iTunes, Amazon Music, Deezer e outros. E, para ser justo, diríamos que esse é o “melhor” caminho a seguir. Se você deseja aumentar seu público a longo prazo e se tornar um sucesso, você precisa estar presente.

Existem, no entanto, algumas partes complicadas aqui. Em primeiro lugar, você precisa ter sua música publicada oficialmente. Alguns estão aconselhando que você crie seu próprio selo para sua música e, em seguida, publique-o. Sim, é um processo mais complicado, mas é a maneira mais segura se você quiser ser totalmente independente.

Outro problema com as plataformas de streaming convencionais é a baixa taxa de pagamento. Até artistas de sucesso reclamaram disso. Mas se você for totalmente independente, terá uma situação melhor e obterá mais. Isso significa que você deve escrever, tocar, produzir, mixar e publicar sua música

O Spotify é geralmente o maior “culpado” por não pagar aos artistas o suficiente. Mas então temos o Apple Music que tem melhores taxas médias de pagamento. Algumas plataformas também funcionam como varejistas digitais diretos. Por exemplo, você pode vender sua música através do iTunes. Podem ser canções individuais ou álbuns e EPs inteiros.

Apenas tenha em mente que você precisa ter alguns seguidores para que isso funcione. Isso significa shows ao vivo frequentes e seguidores nas redes sociais. Não é como se você pudesse entrar em plataformas de streaming e ganhar imediatamente.

3. Bandcamp

Por outro lado, você tem uma plataforma como o Bandcamp. Claro, eles são menores, totalmente diferentes do Spotify. Mas eles também estão permitindo que novos e jovens artistas cresçam.

Há uma grande vantagem de uma plataforma como o Bandcamp. Eles levam de 10 a 15 por cento de todas as músicas compradas. Os 85 a 90 por cento restantes de todas as vendas vão para você. E é isso!

Além disso, também oferece a opção de vender mercadorias por meio deles. Isso também inclui cópias físicas de álbuns, camisetas ou qualquer outra coisa. E a melhor parte é que você pode definir o preço desse produto. Não há limitações que o Bandcamp define.

Mais uma vez, precisamos mencionar que ter uma base de fãs ajuda muito aqui. Mas, novamente, Bandcamp é o lugar certo para artistas menores. É uma espécie de “bazar de cultura underground”, como o The New York Times os chamou.

Em nossa opinião honesta, o Bandcamp é o melhor caminho a seguir. Eles são a empresa mais transparente do ramo. E você está livre para fazer o que quiser. Tem aquela vibração do MySpace, apenas com músicas que você pode comprar.

4. SoundCloud

SoundCloud é outra plataforma de streaming menor. Claro, eles não são tão “subterrâneos”. Mas eles são muito populares entre artistas e bandas de pequeno e médio porte.

É principalmente voltado para artistas independentes, especialmente aqueles da música eletrônica. Se você faz suas próprias coisas do zero, o SoundCloud pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro.

É claro que as taxas exatas de ganho não são tão fáceis de calcular. Este é o caso de todas as plataformas de streaming e varejo, exceto algumas que existem.

No que diz respeito ao SoundCloud, é algo entre US $ 0,0025 e US $ 0,004 por transmissão. É aproximadamente a mesma quantia que você obteria do Spotify. A única vantagem importante aqui. Essa plataforma é orientada para fabricantes de música independentes.

Isso significa que você ganha tudo. Em uma grande plataforma como o Spotify, todos recebem sua parte. Produtores, engenheiros de mixagem, gravadoras e todo mundo – todos recebiam uma parte. Portanto, o SoundCloud pode atendê-lo melhor do que plataformas maiores.

5. Twitch streaming

Twitch é na verdade uma das melhores plataformas para você ganhar como músico. Todos, desde pequenos streamers independentes a verdadeiras estrelas do rock, estão fazendo isso.

Essencialmente, você está fazendo a mesma coisa que os jogadores no Twitch. Você pode fazer covers de músicas ou tocar o que quer que seja, e as pessoas darão dicas para você. Depende de você tornar essas apresentações interessantes o suficiente para o seu público.

6. Transmissão de programas ao vivo

Então, também temos a opção de programas completos de transmissão ao vivo. Em 2020, esse modelo se tornou cada vez mais popular. Alguns dos maiores nomes o transformaram em um substituto completo para shows ao vivo.

Algumas plataformas ofereciam espaço para você atuar. Algumas empresas ofereceram suporte técnico completo. Um desempenho de transmissão ao vivo bem-sucedido requer muito esforço. É mais do que apenas um telefone com um bom microfone e uma câmera.

Dito isso, recomendamos este modelo para quem já tem seguidores. Isso porque requer um investimento. E é meio específico. Você precisará transformá-lo em uma coisa normal.

Mas assistir a um show ao vivo do conforto do quarto de alguém parece atraente. Portanto, isso é definitivamente algo que veremos mais no futuro.

7. Financiamento coletivo

Uma das melhores coisas para artistas independentes e criadores de conteúdo são as plataformas de crowdfunding. Se você tem seguidores, pode pedir a seus fãs que façam uma doação para o seu novo álbum. Ou você pode pedir pequenas doações se fizer covers específicos de músicas populares.

Você pode até usar coisas como Kickstarter, Indiegogo, Patreon ou GoFundMe para começar. Se você está apenas começando, eles podem realmente ajudá-lo a começar. Criadores de conteúdo de todos os tipos os estão usando.

Apenas certifique-se de saber que eles não significam nada por si próprios. Você precisa ter canais de mídia social primeiro. Você estará realizando e compartilhando seu trabalho lá.

8. Venda de música por meio de plataformas freelance

A internet nos permitiu ganhar dinheiro sentados em casa. E tudo isso é possível com plataformas freelance. Coisas como Fiverr e Upwork podem ajudá-lo a ganhar a vida!

Com isso dito, você também pode vender sua música por meio deles. Existem muitos clientes procurando por música. Você pode servir como ghostwriter ou colaborador direto para qualquer tipo de projeto.

Mas, novamente, você precisará ter um portfólio primeiro. Um site e canais de mídia social podem ajudar. Deve haver pelo menos um lugar onde você possa mostrar seu trabalho.

Leva tempo, mas não é impossível!

Por mais clichê que possa parecer – seja persistente e paciente. As chances de você ficar rico durante a noite são extremamente pequenas. Mas quanto mais você trabalhar em seus talentos, mais perto você chegará de ser um músico profissional.

Siga as tendências. Veja o que há de novo em seus gêneros preferidos. Tente surfar nessas ondas enquanto adiciona algo original a elas. Você precisa se equilibrar entre ser único e permanecer dentro dos limites do gênero.

E, acima de tudo, use o poder das mídias sociais. Todos os métodos precisam funcionar lado a lado com os perfis de mídia social. Afinal, as pessoas precisam ouvir seu conteúdo em algum lugar, certo?